Muito se fala a respeito dessa bebida. Enquanto alguns querem saber o que é, outros procuram sobre os efeitos. No entanto, você sabe qual a composição da Ayahuasca? Saber sobre esse assunto pode elevar o nível de entendimento a respeito dessa bebida. Então, se você quer saber mais sobre essa questão, é só continuar nessa matéria.

Você sabe qual a composição da ayahuasca? É claro que é importante saber quais são os seus efeitos e outras questões culturais com ligação à bebida. Contudo, ao saber como ela é feita, e quais os seus componentes, torna-se mais fácil compreender alguns assuntos. Quer ficar a par de tudo isso? Então é só continuar nesse artigo!

O que é a ayahuasca?

A ayahuasca é uma bebida muito consumida pelos povos indígenas, em especial nos países ocidentais. Conforme os dados, pelo menos 72 tribos amazônicas fazem uso desse chá. Mas o que exatamente ele é? Trata-se de um chá enterógeno. Ou seja, capaz de induzir algumas sensações.

Essa palavra foi cunhada por uma pessoa muito importante entre as pessoas que defendem o uso do chá. Tanto que o significado desse termo resume bastante a sua finalidade. Segundo consta, significa literalmente “manifestação interior do divino”. E, como o chá está ligado a práticas espiritualistas, é isso que ocorre.

Conforme os povos indígenas, o chá consegue alterar a percepção da consciência. Dessa forma, ele tende a induzir a um estado “xamânico”, ou êxtase. Durante esse processo, o indivíduo se torna mais propenso a reconhecer algumas coisas que outrora não tinha entendimento.

Contudo, vale destacar que, mesmo que a bebida tenha bastante referência indígena, ela é utilizada em vários outros países. Como tradição, o chá é usado nos seguintes países:

  • os Estados Unidos;
  • Austrália;
  • Peru;
  • Equador;
  • Colômbia;
  • Bolívia;
  • Brasil.

Inclusive, com o passar dos anos, surgiram outras culturas e religiões que fazem o uso dessa bebida como base sacramental. Como exemplo, podemos citar a religião Santo Daime, União Vegetal e o Vale do Amanhecer. Ainda que nem todos os participantes façam uso, ele não é considerado errado.

Qual a composição da Ayahuasca?

Esse chá possui vários nomes. Afinal, como várias culturas têm o hábito de usar o chá, é comum que cada uma chame da sua forma. Dentre os principais nomes, podemos citar:

  • Santo Daime;
  • Daime;
  • Hoasca;
  • Oaska;
  • Ayahuasca;
  • Iagê;
  • Vegetal.

No entanto, independente da nomenclatura, trata-se da mesma coisa, com os mesmos objetivos e a mesma composição. Contudo, por ser um chá medicinal, utilizam-se ervas e folhas naturais. Não há nenhum componente artificial. Na realidade, ele é realizado principalmente de cipó.

Produz-se o chá através da combinação da videira Jagube com várias outras plantas, como a chacrona e chaliponga. Essa é a composição básica, que qualquer preparo irá levar. No entanto, como é algo bastante difundido entre culturas, algumas podem adicionar outras ervas.

Em alguns contextos indígenas, por exemplo, adiciona-se à composição coca, guaraná, tabaco, cactos ou trombeta (toé, como chamam os indígenas). É um chá com uma composição um tanto complexa. No entanto, como os povos lidam com isso há mais de três mil anos, esse conhecimento foi passado entre gerações.

Como recorrer à ayahuasca?

Certo, você já tem a composição de como é feito esse chá, então é apenas encontrar os ingredientes, e tomar em casa? Na realidade, não é bem assim. Como falamos, trata-se de um preparo um tanto complexo, e não são todos os que sabem como é feito o preparo.

Ademais, segundo consta as crenças a respeito desse chá, a proporção de cada ingrediente deve ser perfeita. Do contrário, arrisca os efeitos não ocorrerem. Então, se você quer fazer o uso desse chá, recomendamos que você vá até alguém que entenda do assunto.

Como várias tribos indígenas aceitam visitas, algumas pessoas vão até lá para poderem fazer parte do ritual, tomar o chá e ainda ter a experiência completa e autêntica. Afinal, durante a sessão, há toda uma ambientação. É tudo sempre com música e canto em suas línguas nativas.

Portanto, vale a pena passar por esse esforço e ter a experiência completa. Ao lado de pessoas que entendam as propriedades do chá, você vai se sentir mais seguro e ainda terá a certeza de que os ingredientes e maneira como o chá foi feito é correta.

O chá possui alguma reação?

Sim, e isso é normal em praticamente todas as pessoas. Náusea, vômito, diarreia e tontura são as principais reações alguns minutos após ingerir o chá. E essa reação pode durar por várias horas ou apenas por alguns instantes. Fora isso, algumas pessoas relatam sentir suor excessivo.

Ademais, segundo os especialistas, o chá pode causar aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, o que pode ser um tanto perigoso. Portanto, damos ênfase à importância de você fazer o uso do chá com alguém que compreende o assunto. O uso indiscriminado não é recomendável.

Imagem: Food photo created by azerbaijan_stockers — www.freepik.com

Share.

Nossa redação visa sempre entregar conteúdo de qualidade e que realmente atenda as necessidades do cotidiano brasileiro, sempre com imparcialidade e veracidade para entregar qualidade e não quantidade!

Comments are closed.

Exit mobile version