Você quer fazer o curso de empilhadeira? Se sim, saiba haver vários detalhes dos quais você deve se manter atento. Por exemplo, você sabe o que é preciso para ser operador de empilhadeira? Existem alguns pré-requisitos para você estar apto a realizar essa modalidade. Portanto, se você quer ficar por dentro dessas questões, é só continuar nesse artigo.

O que é preciso para ser operador de empilhadeira? Será ser necessário algum curso preparatório? Exige-se experiência? Há vários fatores que devem ser considerados antes de iniciar o seu curso. E, nesse artigo, reunimos todas as informações necessárias. Portanto, se você não quer perder nenhum detalhe, é só continuar nessa matéria. Confira!

O que é um operador de empilhadeira?

As empilhadeiras são ótimas máquinas que agilizam vários procedimentos. Por isso, ela é amplamente utilizada em vários setores para melhorar a logística. Em suma, essas ferramentas servem para:

  • Empilhar;
  • Movimentar;
  • Carregar.

Ou seja, vários processos são agilizados através dessa máquina. E o operador de empilhadeira é o responsável por fazer com que tudo isso ocorra. No entanto, trata-se de uma máquina um tanto complexa. Sendo assim, para você poder operar, exigem-se alguns conhecimentos.

E é justamente para isso que serve um operador de empilhadeira. Ou seja, é o profissional habilitado para realizar todos esses serviços. Contudo, para poder fazer esse curso, é preciso estar alinhado com alguns pré-requisitos. Não, é qualquer um que pode ser um operador.

Como é o curso de operador de empilhadeira?

Bastante dinâmico. Afinal, assim como existe a parte teórica, também há a parte prática. Sendo assim, trata-se de um curso muito bem elaborado. Por ser um curso que exige prática, é um pouco difícil encontrá-lo na modalidade EAD. E, quando se encontra, exigem-se algumas reuniões presenciais.

Esse método tem sido mais aplicado durante a pandemia. Nesse contexto, as aulas teóricas são feitas todas online. No entanto, ao menos uma vez por semana, é preciso reunir algumas pessoas da turma, para praticar tudo aquilo que é aprendido em sala de aula, durante o curso.

Contudo, como ainda existe a regra de isolamento social, alguns alunos são escolhidos por semana para eles poderem pôr em prática aquilo que foi aprendido. Fora isso, há outras questões que você precisa saber a respeito desse curso.

Como ele é voltado para o mercado de trabalho, há vários detalhes que precisam ser cumpridos. Além de o curso de empilhadeira possuir aulas práticas e teóricas, todo o curso é baseado em Norma Regulamentadora, também chamada NR. O curso é respaldado pela NR11 e NR12.

NR 11. Focada em transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais;
NR 12. Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.

Sendo assim, do início ao final do curso, o aluno irá aprender os conteúdos de acordo com todas as normas. Portanto, ao final de todas as atividades, o aluno estará apto para realizar esses serviços em uma empresa, visto que ele terá todo o aparato necessário.

O que é preciso para ser operador de empilhadeira?

As empilhadeiras são instrumentos um tanto quanto caros. Sendo assim, uma das coisas que você precisa ter, é zelo. Zelar pelo equipamento de trabalho é fundamental. E isso é algo comum em qualquer empresa que você for trabalhar. Afinal de contas, os custos caso alguma peça quebre por mal uso, são bem altos.

Então, ao realizar o curso, preste bastante atenção em todos os conteúdos apresentados. Eles estão sendo ensinados por alguma razão. Você utilizará todas essas informações para o seu próprio bem, posteriormente. Fora isso, a depender da instituição que você irá fazer o curso, pode-se exigir alguns pré-requisitos. Que são:

  • Ser alfabetizado;
  • Ter, no mínimo, 18 anos completos;
  • Saber dirigir.

É verdade que, segundo a NR, o operador de empilhadeira não precisa possuir CNH. No entanto, quando vamos para o meio empresarial, às vezes é necessário transportar a empilhadeira em alguma via pública. Daí, enxerga-se a necessidade de o condutor possuir noções de trânsito.

Não é à toa que muitas empresas, como requisito de contratação, exigem a CNH do candidato à vaga. Então, ainda que na teoria não seja preciso possuir carteira de motorista, na prática, é um pouco diferente. Inclusive, esse é o motivo pelo qual algumas instituições já têm como pré-requisito saber dirigir.

Ademais, para poder se matricular em algum curso, são necessários alguns documentos. Obviamente que isso pode variar conforme a instituição. Mas, geralmente, os documentos necessários para matrícula são:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço.

Contudo, é necessário tanto original quanto cópia. Repetindo, algumas coisas podem mudar. Então, antes de se inscrever no curso, procure saber com a instituição todos os pré-requisitos e o que é necessário para realizar a matrícula.

Vale a pena realizar o curso?

Se o seu intuito é crescer na empresa, vale muito a pena investir nesse curso. Fora isso, é interessante destacar que, algumas empresas, visando a atuação de determinado profissional nessa área, podem pagar o curso de operador de empilhadeira. Essa é uma área que exige bastante demanda.

Portanto, ao realizar esse curso, o que não faltará são oportunidades de emprego. Ademais, é um curso relativamente rápido de se fazer. Fora isso, logo após o término do curso, você já estará apto para trabalhar na área. Então, ainda que exija um investimento inicial, ele é recuperado rapidamente.

Imagem: People photo created by senivpetro – www.freepik.com

Share.

Nossa redação visa sempre entregar conteúdo de qualidade e que realmente atenda as necessidades do cotidiano brasileiro, sempre com imparcialidade e veracidade para entregar qualidade e não quantidade!

Comments are closed.

Exit mobile version