No Brasil, menos de 5 mil carros elétricos foram emplacados até hoje, mas esse número tende a subir, seja através de carros totalmente elétricos ou também os carros híbridos.
Conforme a discussão sobre carros elétricos se intensifica, mais pessoas interessadas surgem, as grandes dúvidas dos consumidores hoje são:
Como carregar carros elétricos?
Onde carregar carros elétricos?
Quanto custa para carregar carros elétricos?
Carregador do carro elétrico
Na compra de um carro elétrico ou carro híbrido vem junto um carregador incluso no veículo. Alguns veículos, como a BMW i3, permitem ser carregados em qualquer tomada de três pinos, semelhantes às tomadas das máquinas de lavar.
Esses carros que acompanham a tomada de três pinos não necessitam de nenhum tipo de adaptação elétrica, exceto uma eventual troca do disjuntor.
Também é possível adquirir um segundo cabo carregador, possibilitando deixar um sempre em casa e outro no porta-malas do veículo.
O custo de abastecer um carro elétrico no Brasil
Diversas empresas do ramo automotivo vêm realizando estudos para saber o custo real para manter o carro abastecido, e adquirir um carregador adicional.
Geralmente, o carregador que vem no veículo é do tipo “carregamento lento”, o que faz com que as recargas sejam mais lentas, porém, mais precisas. O tempo médio para abastecer uma bateria moura com esse carregador é de 10 horas.
Considerando que as baterias dos veículos movidos à energia elétrica já existentes no mercado possuem autonomia média de 160 km, isso quer dizer que uma noite inteira de recarga em casa é suficiente para garantir o uso do veículo no dia posterior.
Existem também os carregadores semirrápidos cuja recarga total do veículo é de aproximadamente duas horas. Esses carregadores geralmente utilizam a tensão 220 V. Nesse caso não só é preciso investir no aparelho carregador como também na instalação elétrica do local.
Um carregador semirrápido para carros elétricos pode custar em média 8 mil reais, porém, algumas montadoras demandam um investimento maior para essa peça.
Vale ressaltar que esses carregadores não são apenas mais rápidos, eles também geram relatórios de energia consumida, abastecida e o estado da bateria.
Totem eletrificado
Uma tendência muito comum na Europa são as torres eletrificadas, são pequenos totens já adaptados para o plug-in dos veículos. Já existem inclusive torres adaptadas para o carregamento semirrápido.
Esses totens já podem ser encontrados em condomínios, postos de abastecimento e parques.
Conclusão
Com a cotação do dólar, custos de importação, regulamentação e instalação, esses equipamentos tendem a ser bem mais caros no Brasil. O que desmotiva o investimento por parte dos consumidores.
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