Não dá para negar, a competitividade está cada vez maior no mercado e conseguir se destacar é o segredo para obter bons resultados e lucratividade. Essa é uma realidade para todos os setores, mas especialmente para o comércio.
Afinal, além de competir com as lojas físicas, também é preciso estar à frente das digitais – que proporcionam mais praticidade e comodidade para as pessoas atualmente.
Por mais difícil que seja, não é impossível se destacar entre tantos concorrentes e conseguir uma boa clientela. Um fator que muitos empreendedores consideram meros detalhes, mas que faz toda a diferença nos resultados é a fachada da loja.
Uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv) indica que a fachada é mais importante do que parece na tomada de decisão dos consumidores.
63% dos participantes da pesquisa disseram que elas são essenciais para identificar o comércio, especialmente, nos centros comerciais. 59% das pessoas avaliam se o estabelecimento parece confiável ou não por meio das fachadas.
Além de terem a impressão se os produtos são de qualidade ou se combinam com seu gosto apenas observando essa característica da loja. A importância das fachadas fica evidente, não é mesmo?
Mas não para por aí: 57% dos entrevistados indicam que a fachada é fundamental na hora de decidir se vão ou não entrar em um estabelecimento – este é um dado expressivo, o qual precisa ser considerado pelas empresas.
Ou seja, a grande maioria das pessoas só dão oportunidade para uma loja, se a fachada lhes agradar. Então, não basta investir apenas no interior do comércio e esquecer que é preciso chamar a atenção das pessoas do lado de fora.
Esta pode ser uma receita mágica para os empreendedores caminharem rumo ao sucesso. Por isso, a seguir indicaremos algumas formas de criar fachadas chamativas, atraentes, funcionais e que tenham tudo a ver com a marca.
Acompanhe para entender mais sobre o mundo das fachadas – que engloba letreiro, vitrine, cores, mostruário e até mesmo as portas.
Como montar uma fachada incrível para sua loja
O comércio tem como foco principal o lucro, não é mesmo? Então toda a sua identidade visual, fachada e produtos devem estar alinhados a este objetivo. Isso porque esses “detalhes” são a primeira impressão dos clientes sobre a marca.
E como diz o ditado “a primeira impressão é a que fica”. A fachada deve transmitir o que a identidade da marca, a sua mensagem. Então, é preciso investir para que este primeiro contato seja surpreendente – de forma positiva, é claro.
A palavra chave neste tema é “impacto”. É preciso impactar as pessoas. Para isso não é preciso de ideias mirabolantes e itens muito caros. Basta criar uma fachada bonita e atraente, da forma que preferir.
A primeira dica é: aproveite a estrutura do imóvel do comércio. Isso é: nem sempre é preciso fazer reformas e criar novos layouts. O ideal é aproveitar as características arquitetônicas do local de forma criativa na hora de pensar na fachada.
Afinal, além da fachada, as empresas precisam de economia! Acompanhe as demais dicas.
Estude a mensagem que quer passar
É fundamental fazer um estudo aprofundado antes de montar uma fachada. Os empreendedores precisam entender os gostos do seu público-alvo, a mensagem que querem passar e até mesmo o que os concorrentes estão fazendo.
Não dá para montar uma fachada vermelha do lado de lojas com letreiros da mesma cor, por exemplo. A sua loja não será um destaque nestes casos! Além disso, é importante entender a legislação da cidade em relação ao tema.
Algumas cidades contam com leis de paisagens urbanas. Então, estudá-las é essencial para não ter certos transtornos no futuro.
Não deixe a fachada poluída visualmente
Depois do estudo, os comerciantes começam a ter algumas ideias do que fazer, como decorar e colocar sua identidade na fachada. É neste momento que se deve ter cuidado redobrado.
É fundamental inserir a identidade visual da marca na fachada, como seu logo, cores, desenhos etc. No entanto, é preciso ter cuidado para não poluir visualmente o local – fica desagradável aos olhos.
Isso pode assustar as pessoas ao invés de convidá-las a entrar no estabelecimento. Para a sensação errada para os consumidores, então, cuidado! Da mesma forma, os itens de comunicação visual devem ser bem feitos, de preferência por profissionais.
Assim, ficarão bonitos e chamativos.
Portas de enrolar transvision
A próxima dica foge um pouco da parte criativa da criação da fachada, mas é muito importante – e diversos comerciantes deixam de prestar atenção nesse detalhe. Qual será a porta da fachada?
É isso mesmo! As portas fazem parte do exterior dos comércios e, ao contrário do que imaginam, podem contribuir para o sucesso de uma loja. Então, o primeiro passo é escolher a porta de enrolar.
Essa é a escolha da maioria das lojas por ser mais prática e não atrapalhar a passagem das pessoas, o que é ótimo. No entanto, as portas de enrolar transvision são ainda mais indicadas.
Isso porque quando fechadas, elas proporcionam uma certa transparência (sem deixar a segurança de lado) para que as pessoas consigam ver o mostruário, mesmo fora do horário comercial.
Essas portas têm alguns furos, o que permite a entrada de ventilação, luz e facilita a visão de fora da loja. Com isso, os comerciantes que tiverem passando a noite, antes do comércio abrir ou em qualquer horário, conseguirá visualizar a loja.
Ou seja, uma vantagem entre a concorrência que depende do horário comercial para chamar a atenção das pessoas. É uma estratégia inteligente, já que temos que colocar portas de qualquer forma.
Além disso, elas podem ser pintadas e personalizadas com a identidade visual da marca. Essas portas são interessantes, vale a pena estudar um pouco sobre elas. São seguras, resistentes e bonitas – quando automáticas, são muito práticas.
Acostumamos a vê-las em shoppings, seu uso é realmente comum.
Com essas dicas, ficará mais fácil entender a importância e por onde começar para montar uma fachada que visa a atração de clientes e lucro em todos os horários. A iluminação e escolha das peças que ficarão à mostra também são importantes.
Se diferencie entre a concorrência e caminhe rumo ao sucesso com mais facilidade!