Os benefícios de morar em condomínio incluem segurança, ótima localização, garagem, bicicletário, academia, salão de banquetes, piscina, playground. Alguns até possuem lavanderias, salas de jogos, spas e outras instalações inovadoras. Este é um local de convivência, uma pequena comunidade, às vezes não tão pequena: muitos apartamentos são do tamanho de uma aldeia ou mesmo de um bairro.

Muitas famílias convivem com diferentes crenças, valores e estilos de vida todos os dias. Ter uma boa convivência nesse tipo de moradia é tão importante que existem uma série de regras para manter a boa vizinhança.

E para isso é necessário também se dispor de algumas práticas de boa vizinhança que vamos listar abaixo para que fique mais fácil para você entender. Continue lendo e confira!

O que são práticas de boa vizinhança?

Ações simples, mas que visam o bem estar geral, essas são as principais práticas que ajudam que a convivência nas áreas comuns sejam as melhores possíveis e evitem problemas entre os moradores de um mesmo prédio.

São questões de ordem moral, na maioria das vezes, que vão depender muito mais do bom senso de cada um, mas que se não forem seguidas podem gerar diversas brigas entre os vizinhos, em alguns casos tão sérias a ponto gerar brigas até mesmo de ordem judicial.

Separamos algumas das principais práticas para que você ter uma convivência boa e ter tranquilidade dentro da sua casa.

1- Higiene das áreas comuns

Cuide da aparência e higiene de sua casa, principalmente nas áreas públicas como portas, janelas e varandas. Evite o acúmulo de corpos, sapatos e sujeira em portas e varandas, conserte vidros quebrados e evite o acúmulo de lixo, móveis e outros objetos.

Em caso de você notar problemas maiores, tanto na sua casa quanto nas áreas comuns como baratas, ratos, escorpiões e outras pragas, notifique ao síndico e peça que ele providencie um serviço de uma dedetizadora de pragas.

Pois mesmo que exista higiene adequada na sua casa são pragas que surgem além da sua vontade, nesse caso é preciso fazer dedetização em todo o prédio. Logo, isso se torna um problema a ser resolvido pela a administração do condomínio que deve notificar os moradores e saber quem deseja fazer além da dedetização das áreas comuns também a dedetização individual de seu apartamento.

2- Silêncio

Um dos principais motivos de brigas entre vizinhos é por conta do barulho nos apartamentos, principalmente relacionado a festas e reuniões.

Esta é a maior causa de conflito entre vizinhos, incluindo a lei de Silêncio, que estabelece limites de ruído em diferentes horários do dia e impõe multas para aqueles que não cumprem. Existem dois horários, permitindo diferentes períodos de tempo: das 7h00 às 22h00 e das 22h00 às 7h00.

A dica aqui é não fazer o que você não quer que eu faça com você. Evite fazer barulho em festas, evite ouvir música alto e assistir TV, discuta essas regras com as crianças da casa, verifique o que faz o cachorro latir e tente resolver.

Se o barulho for de um vizinho, tente uma conversa amigável, explique suas necessidades e peça para diminuir o volume. Normalmente, métodos amigáveis ​​podem resolver o problema. Se o ruído persistir, fale com outros vizinhos e peça redução de ruído para o maior número de pessoas possível.

3- Cuidado com as obras

As obras na casa vão causar barulho, poeira e até insegurança devido à circulação de prestadores de serviço no prédio.

Mas se elas são necessárias, não tem porque procurar briga com o seu vizinho. Se você é quem vai fazer uma obra ou reforma em casa, antes mesmo de começar a realizar o trabalho, informe os vizinhos sobre a data de início e quando vai terminar.

Vale até a pena tentar descobrir sobre os horários do seu vizinho para evitar fazer barulho na hora mais próxima quando ele ainda está em casa.

Além disso, procure profissionais de confiança, aproveite até para pedir indicações aos seus vizinhos, pois muitas vezes eles já têm essa informação e podem te ajudar.

Além dos vizinhos, também consulte as regras do condomínio sobre o horário que é permitido ter obras em casa.

4- Animais de estimação

Animais de estimação fazem parte da maioria das casas no Brasil e são considerados membros da família.

Algumas pessoas gostam de cães, gatos, pássaros, roedores e até répteis. No entanto, é necessário observar as regras de atividades com animais em áreas públicas e prestar atenção à limpeza e ao ruído.

Se o seu prédio é muito pequeno, fique atento ao tamanho o Pet que vai ter em casa, afinal, imagina um cachorro muito grande, com certeza ele vai sentir falta de espaço e vai latir muito, isso pode incomodar os seus vizinhos e também deixar seu pet triste.

Caso o prédio não aceita animais, nem tente burlar essa norma, pois além de multa pode causar despejo.

5- Não acumule lixo

Cuidar do lixo gerado é extremamente importante. Cada condomínio possui suas regras e rotinas de coletas, portanto, é fundamental segui-las corretamente para evitar problemas. Faça o descarte correto e jogue seu lixo somente nos lugares recomendados.

A proteção do lixo também é algo importante de se destacar. Utilize sacos resistentes e, se houver objetos cortantes como vidros, envolva-os em jornais para não causar acidentes.

De modo algum coloque lixo fora dos horários indicados, pois eles podem atrair mosquitos, baratas e outros insetos. Só jogue nos dias designados de acordo com regras gerais. O mesmo vale para colocar o lixo na porta da sua casa, não deixe no hall comum com outros moradores, pode ser desagradável.

6- Uso da garagem e áreas de lazer

Você fica chateado quando tenta descer ou entrar na estação, e o carro do seu vizinho está bloqueando sua passagem, não é? Para evitar isso, muitos apartamentos estabelecem regras relativas ao número de vagas para cada morador e visitante.

Além disso, as regras também são aplicadas em áreas comuns como academia, piscina e quadra, em alguns condomínios não é permitido visitantes, então siga as regras para não ter problemas com os vizinhos.

Dicas fáceis e que deixam sua convivência muito mais agradável.

Share.

Nossa redação visa sempre entregar conteúdo de qualidade e que realmente atenda as necessidades do cotidiano brasileiro, sempre com imparcialidade e veracidade para entregar qualidade e não quantidade!

Comments are closed.

Exit mobile version