Hoje em dia, ainda que muitas pessoas tenham a marcenaria como uma profissão, há os que consideram um hobby.

Mas, independente disso, não há como negar que se trata de uma arte, haja vista que parte do pressuposto de transformar a madeira em objetos que podem ser tanto decorativos quanto funcionais.

Então, para aqueles que querem liberar um pouco de stress, acaba se tornando uma excelente alternativa. Mesmo porque, além de ser relaxante, também lhe permite desenvolver os seus próprios projetos.

Dessa forma, você pode personalizar a sua casa da forma que quiser ou até ganhar uma renda extra no final do mês. Contudo, é preciso saber como fazer ferramentas para marcenaria.

E as oportunidades estão cada vez maiores, basta ter criatividade, habilidade e alguns equipamentos essenciais para usufruir de todos os benefícios dessa área. E é sobre isso que iremos falar a seguir.

Ferramentas manuais para marcenaria

Apesar de exigir um certo esforço, é de suma importância ter algumas ferramentas manuais de praxe. Dentre elas, podemos citar:

Trena

A trena é indispensável para qualquer projeto, na verdade. Por isso, não é nem questão de ser seletiva em escolher quando ela será útil ou não, já que isso sempre vai acontecer.

E isso se dá tanto na marcenaria quanto na construção. Contudo, a fim de evitar erros na sua medição, é ideal que seja um objeto de qualidade.

A sua fita deve ser forte, com uma leitura clara e que seja difícil de riscar ou apagar as informações, por exemplo. Agora, em relação ao seu tamanho, uma trena de 3 metros já é o suficiente para o marceneiro.

Riscador e lápis marceneiro

Essas duas ferramentas são bem úteis e detém vantagens e funções mais específicas. O lápis, por exemplo, é ótimo para fazer algumas marcações, o que orienta o profissional.

No entanto, ele também marca a madeira e, no caso de matéria ser escura, a marcação acaba se tornando mais difícil. Mas, no caso do riscador, ele marca sem sujar com grafite.

Ademais, o riscador também pode marcar outros materiais, como o latão, alumínio, aço entre outros. A sua grande vantagem está no fato de você poder fazer marcações de furos.

Esquadros

Ideal para fazer retas perpendiculares entre si, por exemplo, ou para averiguar se uma peça fabricada possui perpendicularidade.

Fora isso, o esquadro simples ou combinado é versátil, já que pode ser fabricado em vários tamanhos. Contudo, para a marcenaria, o tamanho mais comum são os que possuem 10 e 12 polegadas.

Grampos

Eles servem para que as peças fiquem no lugar correto para corte, colagem, marcações e coisas do gênero.

Fora isso, é válido saber que, na marcenaria, os grampos mais simples são conhecidos como grampos “C” ou Sargentos. Eles são super úteis, além de possuírem um valor mais abaixo.

Formão

Ele é muito comum para recortar ou aparar pedaços de madeira. Contudo, utiliza-se em ajustes e nos encaixes das peças que formam o móvel.

De fato, é uma das ferramentas mais úteis e, portanto, indispensável para uma marcenaria, seja ela profissional ou caseira.

Agora, em relação às suas lâminas, elas podem variar tanto no tamanho quanto no formato. A variação desse tamanho vai depender do tamanho do corte que se pretende.

Mas, para o formato, a variação está nos cantos: chanfrado ou retos. Porém, os chanfrados são ótimos para cortar cavidades com ângulos que sejam inferiores a 90° graus.

Ferramentas elétricas para marcenaria

Se você vai a uma casa dos parafusos, por exemplo, não é sempre que uma ferramenta manual irá fazer o melhor trabalho.

Por isso, há algumas elétricas que não podem faltar. Dentre elas, podemos citar as seguintes:

Plainas

Trata-se de um equipamento muito comum para desbastar, aplainar ou tirar a irregularidade de alguma madeira, por exemplo.

Na grande maioria das vezes, ele é usado tanto por marceneiros quanto por carpinteiros para fazer o acabamento de superfície liso e uniforme ou mesmo para chanfrar ou fazer rebaixo.

Lixadeiras

Ideal para desbastes e acabamentos finos em várias superfícies. É bom saber que há vários modelos, sendo que cada um possui características técnicas distintas.

Furadeira e parafusadeira

Elas são muito comuns na hora de montar os móveis, já que eles oferecem mais praticidade e otimizam muito tempo na execução de um projeto.

Inclusive, hoje em dia é possível encontrar ambas funções em um único equipamento.

Share.

Comments are closed.

Exit mobile version