Aumentar o faturamento nada mais é do que a decorrência de algo maior. A razão de ser de qualquer empresa é o lucro?
De certa forma, sim. Mas essa resposta não é completa, pois a verdadeira finalidade de uma empresa é o crescimento. Igualar lucro ao crescimento é reduzir o significado da vida de um empreendimento.
De fato, em nosso país, muitas pessoas começaram a empreender por necessidade; em muitos casos para ter uma renda extra, contudo, várias empresas começaram de pequenos empreendimentos. Infelizmente, as estatísticas apontam que no Brasil as empresas duram até dois anos, apenas.
Em comparação, são poucas as que passam desse momento inicial, e não por coincidência, são as que têm mais chance de crescimento.
Para aumentar o faturamento e garantir a constante evolução de um negócio, é preciso se atentar para todos os setores da empresa.
Atualmente, devido aos novos hábitos de consumo do brasileiro médio, toda empresa que deseja crescer deve investir pesado em presença na internet.
Ter a sua marca no ambiente online é vital para que ela seja vista e reconhecida pelas pessoas que podem se interessar por seus produtos ou serviços.
Uma excelente estratégia que vem ganhando espaço e força, são as estratégias de marketing baseada na troca de Guest Blogging.
É um passo importante para aumentar o faturamento do negócio, uma vez que esse público pesquisa e compra pela internet.
Quando um consumidor usa o Google, ao procurar informações acerca de um produto ou o produto em si, a ferramenta de busca o responde com uma página de resultados.
As empresas que investem para tornarem seus sites relevantes, naturalmente, aparecem nas primeiras posições da página de resultados. Logo, são os primeiros resultados da pesquisa.
Isso significa que a pessoa que fez a consulta se deparou com a marca mais bem sucedida no marketing desse tipo.
Além da força do marketing, é necessário cuidar de outros processos para aumentar o faturamento de sua empresa. Veja a seguir dicas de rotinas de trabalho, como aproveitar o feedback de clientes e a importância do marketing de conteúdo.
10 dicas para aumentar o faturamento da sua empresa
Aumentar o faturamento da empresa envolve planejamento e muita dedicação para manter a empresa em sobrevivência nos tempos difíceis.
O crescimento se prova não apenas por lucros pontuais, mas pelo aumento gradativo da qualidade de todos os processos, desde o setor de compras até o setor de marketing e vendas, tudo deve ser revisado para que os pontos fortes sejam encontrados e os gargalos sejam fechados.
Quando os gargalos, ou seja, os pontos fracos não são eliminados, torna-se impraticável aumentar o faturamento da empresa.
Reorganize a rotina de trabalho
Remontar a rotina de trabalho para aumentar o faturamento implica em dar um “passo para trás” de modo a aumentar a visão panorâmica sobre cada setor.
É a hora de identificar processos, hábitos, vícios e pessoas que podem ser as causas da lentidão do trabalho.
Se uma determinada atividade inserida na rotina já foi muito útil, mas com o tempo tornou-se menos eficaz, talvez seja bom considerar transformá-la ou eliminá-la de vez. Isso também vale para pessoas.
Corte de pessoal excedente e remanejamento de atividades
Saber gerenciar pessoas é vital para aumentar o faturamento da empresa.
Cortes são necessários quando se detecta uma debilidade na atividade de um determinado funcionário.
Uma perda real em termos de eficácia do processo, que pode comprometer o sucesso dos planos.
Já os remanejamentos são menos radicais e podem ser a solução perfeita em determinadas situações.
É preciso monitorar constantemente o desempenho do corpo de funcionários para executar essas manobras, mas certamente é recompensador.
Basta tirar um empregado de uma função e colocá-lo em outra que melhor se adéque às suas aptidões.
O remanejamento também pode acontecer diante de uma função ou cargo que caducou, não é mais necessária, e de outra que se tornou prioridade no contexto dos processos internos da empresa.
Um remanejamento inteligente pode aumentar o faturamento dos negócios consideravelmente.
Solicite feedback de seus clientes
O bom dessa estratégia é a oportunidade de enxergar a empresa como olhos além dos seus, de empresário, de gestor, que está constantemente imerso nos processos.
A voz de um cliente revela anseios, demandas, dores, sonhos e inclinações.
Levar em conta o feedback do cliente é como acumular tesouros.
Uma visão diferenciada, justamente da pessoa a quem a sua oferta de produto ou serviço mais interessa, pode ser usada para traçar estratégias potentes e atacar debilidades não percebidas antes.
Inicie um programa de fidelidade
Até mesmo para requerer um feedback, ou seja, uma resposta do cliente, é necessário manter com ele relacionamento.
Um programa de fidelidade não existe apenas para trazer uma série de vantagens ao cliente, mas principalmente para manter a memória da marca de uma empresa fresca em sua mente.
Marketing tem muito a ver com memória.
Portanto, quanto mais a sua empresa estreita o relacionamento com o cliente através dessas táticas (uma das quais o programa de fidelidade) mais ele se lembrará da marca, de seus produtos e serviços.
Quando um cliente se torna realmente fiel chega um ponto em que ele próprio faz uma busca ativa pela empresa. Busca saber se há novidades, promoções, conteúdo gratuito, etc.
Invista em Marketing de Conteúdo
Esse tipo de marketing busca trazer informação, interação e entretenimento gratuitos às pessoas interessadas em assuntos que gravitam em torno de seu produto ou serviço.
Mas é claro que o exemplo dado é meramente uma leve introdução no assunto.
O marketing de conteúdo é mandatório para conferir autoridade e memória a uma marca, que é a representação de uma empresa. Isso ocorre porque as pessoas mudaram seus hábitos de compra.
Hoje em dia, o normal, para 80% das pessoas que fazem compras online, é pesquisar tudo o que podem sobre o universo de um produto ou serviço antes de os adquirir.
Por exemplo, uma pessoa digita no Google sobre “arte com tinta a óleo”.
O Google, em sua página de resultados, mostrará as lojas virtuais e marcas que vendem tinta a óleo, mas também mostrará links para blogs de arte e uso de tinta em telas em geral.
Uma excelente ideia de conteúdo é a troca de guest bloggings, também conhecidos como Guest Posts!
Além de aumentar o tráfego do seu site, potencializa a marca da sua empresa na internet e aumenta sua classificação nos resultados de busca.
Uma empresa que vende produtos relacionados à pintura à óleo chega até esse cliente através de sites e blogs corporativos.
Com um blog próprio, artigos sobre arte em tela são publicados. Quanto mais se explora o universo de um produto, mais temas são encontrados.
Nesse fluxo de informações de valor, o futuro cliente descobre o blog e passa a consumir todo o conteúdo gratuito daquela marca.
Ele confia na marca para aprender. Eventualmente, ele decide pela compra e adquire o produto da marca relacionada àquele blog que tanto frequentou.
Pode não parecer, mas o marketing de conteúdo é uma maneira certa de aumentar o faturamento de sua empresa.
Oferecer conteúdo gratuito e de relevância traz o cliente para perto, de uma maneira mais fidelizada e orgânica do que o anúncio.
De forma alguma é uma questão de apenas largar os anúncios pagos, mas a mescla com o marketing de conteúdo traz economia.
Sem contar o crescimento orgânico da marca, que desenvolve autoridade no meio online e nas mentes dos clientes.
Isso gera consequências: clientes fiéis e que falam de sua marca para outras pessoas de seu convívio.
Esse corte natural de gastos, somado a uma propagação natural faz uma empresa aumentar o faturamento cada vez mais.