Uma dúvida bastante comum se refere a com que frequência devo atualizar os artigos em meu blog. 

Afinal, isso envolve a produção, otimização, escolha de imagens e muitas outras questões, algo que não é sempre simples e rápido. 

Pensando nisso, aqui você vai entender exatamente tudo o que deve saber sobre o tema. 

Preparado? 

O que vem antes das publicações? 

Antes de falar propriamente de com que frequência devo atualizar os artigos em meu blog, é preciso fala sobre o que vem antes disso. 

Portanto, é preciso ressaltar que existe todo um planejamento e processo que deve ser colocado em ação. 

E é justamente essa questão que merece destaque neste tópico. 

Afinal, você sendo um iniciante ou não, é preciso organizar e estruturar o seu negócio, para conseguir ter um bom resultado. 

O que tudo isso quer dizer?

Suponha que você ainda não tenha construído o seu negócio online. 

Nesse caso, você ainda precisa criar o seu blog, o que significa escolher:

⦁ Domínio; 

⦁ Hospedagem; 

⦁ Escolha de cores e fontes; 

⦁ Definir uma identidade visual; 

⦁ Escolher um nicho de mercado, etc.

Tudo isso, leva tempo e disciplina, para que você faça as suas melhores escolhas. 

Por outro lado, se você já finalizou essa primeira parte, é preciso começar a pensar no que o seu público considera interessante. 

Então, você vai definir: 

⦁ Quais são as palavras chaves de maior impacto; 

⦁ Principais assuntos sobre o nicho que estão em alta; 

⦁ O que o seu concorrente está deixando de dizer; 

⦁ Palavras chaves de cauda longa para complementar o conteúdo; 

⦁ Listagens que podem ser interessantes; 

⦁ Como exatamente a sua ⦁ persona se comporta; 

⦁ O que o seu público está buscando com o seu conteúdo, etc.

Ao fazer bons cursos online por exemplo, existe todo um passo a passo a ser seguido para garantir que você complete cada uma dessas fases. 

Assim, as chances de ter um resultado bom e rápido são maiores. 

Evitando, inclusive, que você cometa erros no processo, o que pode significar a perda de todo o seu investimento. 

Investimento X Gastos – A frequência com que devo atualizar os artigos em meu blog 

Todos os artigos ou publicações que você faz no seu blog envolvem algum tipo de valor. 

Portanto, pode ser um gasto bem como um investimento. 

Sendo que o que delimita isso é o resultado obtido através dessas publicações. 

Veja, ao criar um conteúdo, você precisa dedicar tempo para pesquisar, escrever e então adicionar imagens. 

Mais importante que isso, existe o tempo de otimização, o que envolve conhecer as técnicas de SEO. 

E, quando não é você quem faz isso, significa que você pagou alguém para tal ação. 

Desse modo, trata-se de um investimento direto, em dinheiro, ou indireto, do seu tempo. 

Já na questão de ser um gasto ou investimento, é preciso pensar tanto na qualidade desses conteúdos bem como no poder de ação. 

Sempre que um conteúdo é de qualidade e traz algum tráfego para o seu site, significa que aquilo foi um investimento que trouxe resultados. 

Por outro lado, se a qualidade é baixa e o SEO é ruim, o retorno praticamente é inexistente. 

Fazendo com que você veja isso como mais um gasto. 

Vale dizer que, qualquer tipo de ação do seu negócio, pode ser visto como um gasto ou como um investimento. 

Essa variação depende da qualidade unida de regularidade. 

Com que frequência deve atualizar os artigos em meu blog? 

Por fim, vamos responder à questão que dá título a esse post e que traz uma série de perguntas para todos os iniciantes. 

Portanto, se você já fez alguns cursos online, pode ter visto que a recomendação é de dois posts na semana, em média. 

Entretanto, essa média varia de acordo com o nicho no qual você atua, concorrência e temática. 

Por exemplo, alguns nichos têm mais assuntos a serem tratados que outros. 

Principalmente se você atua em um nicho mais geral, como emagrecimento, saúde ou empreendedorismo. 

Em síntese, você tem mais palavras chaves para cobrir, mais assuntos que pode publicar. 

Já se o seu foco é alimentação vegana ou games, essa temática diminui, já que é um nicho mais específico. 

Com essa percepção, você pode publicar mais ou menos conteúdos. 

E como fica a regra então? 

A regra é publicar sempre que você tiver algo interessante para ser falado para o seu público. 

Porém, isso precisa acontecer de forma regular, pautada. 

Como fazer isso?

Para manter a periodicidade dos seus conteúdos, é preciso definir um plano de ação. 

Neste plano, você define a quantidade de artigos por semana bem como o dia e horário da publicação. 

Assim, você consegue fazer marketing e divulgar para a persona quando vai ter algo novo ali na página. 

De início, um post por semana pode ser interessante, desde que você já tenha algum conteúdo no site. 

Afinal, os motores de busca demoram algum tempo para fazer o ranqueamento. 

Então, você pode criar uma planilha a partir de palavras chaves interessantes, temas ou mesmo dicas dos leitores. 

O ideal é sempre definir a planilha para um mês inteiro. 

Neste mês com pautas já definidas, você consegue pesquisar e, na última semana, definir a pauta do mês seguinte. E assim por diante. 

Logo, você terá um esquema sempre atualizado e pronto. 

E com que frequência devo atualizar os artigos em meu blog?

Se for focado na qualidade, quanto mais conteúdo, melhor. 

Isso mantém você sempre em cima de outros sites e faz com que o público esteja sempre conferindo algo novo. 

Portanto, aumenta a visibilidade do seu negócio. 

Caso tenha maiores dificuldades, comece aos poucos, com um post ao mês. 

No seguinte, aumenta para oito publicações e depois para quinze. 

De acordo com algumas pesquisas, sites e blogs que fazem até quinze posts por mês recebem até cinco vezes mais tráfego que outros. 

Importante 

Caso a produção de artigos não dependa de você, mas de algum freelancer, é essencial uma conversa sincera. 

Veja quando esses conteúdos serão entregues e deixe tudo agendado, evitando que o seu blog fica sem atualizações. 

Enfim, ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o tema com que frequência devo atualizar os artigos em meu blog? 

Comenta aqui embaixo ou aproveite para compartilhar as suas dicas com nossos leitores. 

Grande abraço e até o próximo post!

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