Você já parou para pensar no que poderia ser feito se, bem à sua frente, seu cliente tiver uma convulsão?

Ainda que possa parecer algo completamente absurdo, a verdade é que isso pode ocorrer por uma série de motivos e o cliente vai precisar de um apoio imediato.

Pensando nisso, separamos um post completo com dicas simples e práticas que pode ajudar muito em momentos como este.

Vamos lá?

1. Convulsão – Saiba reconhecer

Primeiramente, a convulsão pode ser definida como uma ação involuntária da musculatura, capaz de provocar uma série de movimentos involuntários e descoordenados.

Na grande maioria dos casos, o indivíduo perde a consciência e pode apresentar sintomas como:

·         Espasmos;

·         Babar ou espumar pela boca;

·         Contração da mandíbula;

·         Perde de controle da bexiga;

·         Confusão mental repentina e outros.

Antes de uma convulsão, pode ser complicado identificar possíveis sinais, já que existem casos em que isso acontece e outros que não.

De modo geral, alguns pacientes relatam que minutos antes da condição, podem sentir uma súbita ansiedade ou medo, além de uma dor ou desconforto no estômago.

Já em relação às possíveis causas, o mais comum é que a condição esteja ligada com algum problema médico, como epilepsia ou estruturas anormais no cérebro.

Por outro lado, a convulsão por si só é um tipo de falha cerebral que causa um pico de atividade no cérebro.

Justamente por isso, há casos desse problema diante de um pico muito elevado de estresse, acidentes e outros.

O principal perigo da convulsão se refere a pessoas que estão sozinhas, já que podem cair e bater a cabeça, ficarem inconscientes e engasgarem.

2. Seja o apoio quando o seu cliente tiver uma convulsão

A princípio, a primeira coisa a ser feita sempre que notar que alguém está passando mal, é oferecer um tipo de apoio para evitar que esse indivíduo caia.

Como a convulsão pode acontecer sem aviso prévio, é importante tentar auxiliar o sujeito, evitando principalmente que ele bata com a cabeça no chão ou em algum móvel.

No curso de primeiros socorros, você aprende que, se notar qualquer confusão ou dor, oferece uma cadeira para a pessoa se sentar.

Porém, se notar que o sujeito está perdendo o controle dos movimentos ou caindo, tente segurar de alguma maneira.

Logo, a chegada até o chão será um pouco mais tranquila.

Além do mais, faça com que o seu cliente fique em uma área do chão sem nenhum objeto, já que ele pode acabar se debatendo e causando machucados.

Então, afaste as cadeiras ou qualquer outro item próximo.

3. Altere a posição do seu cliente

O terceiro passo a seguir se seu cliente tiver uma convulsão, é mudar a posição dele.

Para isso, você deve pegar algum item que seja macio, como uma blusa/toalha enrolada ou travesseiro e colocar abaixo da cabeça.

Caso não tenha nada por perto, utilize a sua própria perna.

Em seguida, vire o indivíduo de lado, de modo que ele fique com o pescoço o mais reto possível, de maneira natural.

Como os movimentos involuntários são comuns, posicione uma de suas mãos no ombro e outra nos joelhos, para segurar o cliente nesta posição.

Não é necessário aplicar muita força, apenas o bastante para segurar.

Isso vai evitar que ele se machuque enquanto se debate e também evita que engasgue, já que o ato de babar ou espumar pela boca é comum.

4. Se seu cliente tiver uma convulsão, afrouxe as roupas

Principalmente no caso dos homens, é essencial afrouxar as gravatas e camisas, já que isso pode comprometer a respiração e causar algum machucado diante dos movimentos.

Dessa forma, tente afrouxar as roupas, sendo algo que deve ser feito apenas quando o cliente estiver um pouco mais calmo.

Em síntese, primeiro vire ele de lado e espere a convulsão passar um pouco, depois afrouxe as roupas.

É importante que você fique ao lado do cliente o tempo inteiro, para evitar qualquer tipo de acidente.

No mais, é comum que, ao acordar, ele se sinta um pouco confuso e bastante cansado.

Então, explique o que foi que aconteceu e auxilie a se levantar aos poucos.

Em seguida, nunca deixe o cliente sozinho e chame alguém que possa acompanhar ele até um hospital ou outra unidade de saúde próxima.

No caso de convulsões que parecem não parar, após quatro minutos, é essencial buscar ajuda.

Portanto, ligue para uma emergência ou peça para alguém próximo fazer isso o mais rápido possível.

5. Saiba o que não fazer neste momento

Por fim, é importante destacar que existem alguns comportamentos errados que não devem ser feitos.

Principalmente se você não fez um curso de primeiros socorros, é natural cair no senso comum, o que pode ser um problema.

Não à toa, a dica é sempre buscar entender formas melhores de ajudar alguém que esteja passando mal.

Logo, a primeira coisa que você nunca deve fazer quando o seu cliente tiver uma convulsão é tentar impedir os movimentos.

Isso porque, ao segurar o sujeito muito forte, você pode acabar machucando e causando ainda mais dor.

Sendo assim, apenas o segure para mantê-lo de lado.

Inclusive, tentar conversar com o paciente neste momento, é uma perda de tempo.

Apenas fique ao lado.

Da mesma forma, nunca jogue água no rosto do cliente, já que isso pode causar algum engasgo.

Outra recomendação, é nunca colocar a mão dentro da boca, já que a contração pode fazer com que ele acabe mordendo você.

Existem casos de pessoas que, ao fazerem isso, perderam uma parte do dedo ou ficaram gravemente feridos, já que a convulsão pode “travar” a mandíbula do paciente.

Portanto, siga os passos acima e busque ajuda médica quanto possível, sempre mantendo a cama e evitando que mais pessoas fiquem muito próximas.

O cliente precisa de espaço neste momento e você vai ajudar ele a se manter de lado e seguro.

Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o tema?

Comenta aqui embaixo para que eu possa ajudar você ou aproveite para compartilhar as suas dicas e experiências com nossos leitores.

Grande abraço e até o próximo post!

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