Você já recebeu um mesmo anúncio em um blog, redes sociais, e-mail, e outras mídias? Saiba que isso faz parte de uma estratégia de marketing: o Remarketing! Quer saber mais sobre essa estratégia e como funciona? Continue lendo!

Muitas vezes confundido com refação, o remarketing, na verdade, não se trata de ter que refazer algum trabalho, mas apresentar mais de uma vez um determinado anúncio para aqueles usuários que já demonstraram interesse pelo produto ou serviço anunciado.

Mas, será que o Remarketing, realmente, oferece alguma vantagem? Como será que ele funciona?

Afinal, o que é Remarketing?

Como o próprio nome sugere, Remarketing significa realizar novamente o marketing para uma mesma pessoa, visando gerar impacto sobre alguém, reforçando seu interesse já demonstrado pelo produto.

O remarketing, na verdade, tem como principal objetivo a conversão, e isso porque  nem sempre a pessoa decide adquirir o produto ou serviço na primeira vez que o vê. Ao informar para o usuário que o produto ainda está disponível para compra, isso acaba gerando um maior interesse e facilitando a venda. 

Geralmente, o remarketing é mais usado em campanhas de e-mail marketing.

Por exemplo, sempre que você coloca um produto no carrinho de um e-commerce mas não efetua a compra, acaba saindo da página, provavelmente, no dia seguinte, receberá um e-mail da loja lhe alertando que o produto ainda está no carrinho e que faltam poucos passos para efetivar a compra.

Como funciona o Remarketing?

Para colocar em prática a estratégia de remarketing, no entanto, é preciso, primeiramente, criar um planejamento em cima do mapeamento de leads que se encontram nos diferentes estágios da jornada de compra.

Ou seja, sempre que você entra em uma determinada página, como de móveis planejados, por exemplo, será ativado um cookie, que é uma espécie de carimbo, que armazena seus dados, fazendo com que o Google identifique seu interesse e mostre mais anúncios sobre móveis planejados em outras páginas da web.

Como fazer Remarketing?

Existem duas formas de realizar o remarketing: por lista de e-mail, por pixel. 

– Lista de e-mail: a empresa realiza ações de marketing utilizando uma lista de e-mails, que deve ser segmentada para que cheguem às pessoas certas. Já sendo, inclusive, possível, associar este mailing às redes sociais e, assim, quando o cliente acessar o Facebook, por exemplo, um anúncio aparecerá em forma de banner.

– Pixel de Remarketing: tem como principal característica a possibilidade de automatização do processo, determinando um público com base nas pessoas que visitaram o seu site em algum momento. Basta instalar em seu site o pixel fornecido pelas redes de anúncio como Facebook e Adwords. 

Vantagens do Remarketing

O Remarketing tem como principal objetivo aumentar as conversões e dentre as muitas vantagens podemos destacar as seguintes:

  • Permitir um maior contato do consumidor com a marca.
  • Ajudar o usuário a lembrar da marca.
  • Convencer o consumidor da necessidade de adquirir o produto ou serviço
  • Contribuir para as vendas de um e-commerce ou site.

Como realizar uma campanha de remarketing?

  • Analisar constantemente as métricas da campanha, o esforço despendido, os custos por clique e por aquisição.
  • Criar anúncios específicos para cada público, para facilitar a conversão.
  • Saber o público com o qual vale a pena trabalhar o remarketing.
  • Não exagerar no número de anúncios para o efeito não ser o oposto do pretendido.
  • Criar uma boa landing page.

Quando fazer o remarketing?

Mas, será que vale a pena? Segundo o especialista em marketing digital, Jorge Moreno, para se conseguir bons resultados, é preciso saber quando utilizar essa estratégia. Confira alguns exemplos de quando usar o remarketing:

  • Quando precisa trazer os consumidores novamente para seu site.
  • Não quer depender apenas de campanhas específicas de e-mails sempre que realizar algum lançamento.
  • Quer oferecer mais opções e vender um segundo produto aos compradores.

Uma das curiosidades mais interessantes sobre o remarketing é que ele pode ser aplicado em diversos tipos de plataformas digitais, como redes sociais, sites de busca, e-mails e aplicativos. Além disso, essa técnica permite que as empresas se comuniquem de forma mais precisa e personalizada com o público, aumentando as chances de conversão em vendas.

Outra curiosidade interessante é que ele pode ser usado para diferentes objetivos. Algumas empresas utilizam essa técnica para recuperar carrinhos abandonados em e-commerce, outras para incentivar a compra de produtos complementares, e outras ainda para oferecer descontos ou promoções especiais.

O remarketing também pode ser utilizado para ampliar o alcance de campanhas publicitárias. Isso porque ele permite que as empresas impactem novamente usuários que já demonstraram interesse em um determinado produto ou serviço, aumentando as chances de conversão. Além disso, o remarketing pode ser aplicado em diferentes estágios do funil de vendas, desde a atração até a fidelização do cliente.

Outra curiosidade importante sobre o remarketing é que ele não é invasivo, ao ser usado adequadamente. Isso significa que as empresas devem respeitar as preferências e limites dos usuários, evitando, por exemplo, enviar muitos e-mails ou exibir anúncios repetitivos.

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