O conceito de Análise de Pessoas utiliza a tecnologia de Grandes Dados para capturar informação que pode influenciar radicalmente a gestão de pessoas e melhorar a produtividade de toda a equipe.
Tudo isto é conseguido através de um conhecimento profundo de cada empregado ou candidato.
Sabemos que muitas vezes a rotina do setor dos recursos humanos nas empresas é enfrentar grandes desafios para produzir bons resultados e agir estrategicamente.
Neste contexto, com a criação de cada vez mais métodos tecnológicos, várias ferramentas podem agora ser utilizadas para melhorar o desempenho do setor nas suas principais frentes.
Ao longo deste artigo, discutiremos outros aspectos do recurso.
Vamos para o conceito de PEOPLE ANALYTICS?
Em termos simples, o processo recolhe, organiza e analisa dados e informações sobre o comportamento dos empregados. O objetivo é identificar tendências e compreender as características distintivas de grupos ou indivíduos antes de tomar decisões consistentes e estratégicas para impulsionar o negócio.
A aplicação adequada do conceito permite que o clima organizacional funcione eficazmente, analisando e criando ações de melhoria. Por exemplo:
· Preocupação com o sentimento de pertença e felicidade interna dos empregados;
· Uma gestão de pessoas que cuida de todos individualmente;
· Fomentar a criatividade;
· Estimular a inovação em equipas;
· Desenvolvimento da liderança;
· Aumento da motivação e satisfação dos profissionais;
· Desenvolver boas estratégias de comunicação interna.
Como é que funciona?
Na prática, a People Analytics apenas necessita de software concebido para recolher dados de várias fontes. Estas fontes são:
· Levantamentos internos;
· Relatórios de marketing e vendas;
· Interação através do correio electrónico da empresa e/ou fontes electrónicas em geral;
· Interações em aplicações de mensagens internas;
· Redes sociais;
· Dados de sistemas de gestão de projetos;
· Dados do histórico de navegação;
· Entre outros sistemas e bases de dados disponíveis para a empresa.
Acima de tudo, porém, o primeiro passo para implementar o conceito na empresa é fazer uma avaliação minuciosa de cada profissional.
Sobre este ponto, é válido salientar que é importante ir além da análise dos números relacionados com a produtividade, procurando também uma compreensão mais profunda de quem são as pessoas que ocupam uma posição na organização.
Por exemplo, parte do processo é descobrir se os associados consomem os produtos da empresa; o que gostam de fazer no seu tempo livre; quais os benefícios oferecidos pela empresa de que mais gostam e quais gostariam de ter; como se sentem em relação à empresa; se querem crescer na empresa, entre outras questões.
Doravante, esta abundância de dados constitui a base para identificar o foco dos problemas, pontos de melhoria, tendências de comportamento, razões para baixo desempenho ou falta de motivação, desempenho real individualizado, baixa retenção de talentos e falta de envolvimento.
O que a People Analytics faz é reunir esta vasta massa de informação, coligir e analisar os milhares de variáveis e apresentar os resultados conforme as necessidades de cada negócio.
Com ele, é possível delinear estratégias para atacar pontos críticos e melhorar o desempenho em várias áreas é um recurso cujas possibilidades de aplicação são imensas.
Análise de pessoas
Quais são os benefícios de utilizar a People Analytics?
1. antecipar-se ao seu negócio
Ao investir num melhor nível de monitorização dos seus profissionais, uma empresa antecipa potenciais problemas e sinais de que compreende o que se passa no seu interior: quais são as suas oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos.
Desta forma, é mais fácil identificar os conflitos que podem surgir diariamente e criar uma postura preventiva. Isto assegura uma maior vantagem competitiva.
2. Desenvolve a área dos recursos humanos para se tornar mais estratégica.
Em muitas organizações, o setor de RH é confrontado com uma variedade de tarefas diárias. Por este motivo, a utilização da tecnologia em seu proveito permite que se torne mais estratégica.
Por outras palavras, significa que não há necessidade de perder tempo na resolução de vários problemas de comunicação interna, tentando adivinhar onde se encontram os principais problemas da empresa.
3. Aumentar o controlo dos líderes
A People Analytics oferece informação em grande escala. Na prática, se a organização souber como utilizar este recurso eficazmente, é possível determinar quais as áreas que estão a ter dificuldades.
Desta forma, os líderes têm a oportunidade de conhecer melhor a realidade nestes setores e agir diretamente onde precisam de se concentrar, criando ações estratégicas para a sua melhoria.
4. Ajuda a recrutar profissionais que melhor se adaptam à posição aberta
A People Analytics também lhe permite automatizar o processo de contratação através de algoritmos adaptados ao setor de RH. Estes podem ser comparados com uma enorme base de dados como, por exemplo:
· História da Contratação;
· Perfil do candidato;
· Perfil dos profissionais que já fazem parte da empresa;
· Objetivos da corporação e do trabalho;
· Competências dos candidatos em comparação com as dos associados.
Várias áreas e pessoas na organização precisam de estar envolvidas na implementação de ferramentas de Análise de Pessoas. Aqui estão algumas dicas para evitar problemas de embarque:
Todos os profissionais da empresa devem estar envolvidos na mudança.
O sucesso da ferramenta depende do envolvimento de todos os envolvidos. Assegurar que a equipa de RH, que é o protagonista do processo, concorda com as propostas. Uma dica é tentar integrar outras áreas, promover os benefícios e responder a quaisquer questões que possam surgir.
Lembre-se que as ferramentas analíticas são concebidas para reunir equipas, especialmente se a empresa puder integrar, por exemplo, a área de marketing com a área de RH. Esta intersecção pode gerar excelentes medidas de comunicação interna baseadas nos dados apresentados, que terão impacto na melhoria contínua e motivarão os profissionais.
Existem atualmente várias plataformas no mercado que permitem a utilização deste recurso. Por conseguinte, é importante compreender as necessidades imediatas antes de cada passo e escolher o modelo de ferramenta adequado para a empresa, a fim de evitar o desperdício de tempo e dinheiro.