Quem não gosta de um bom prato de massas? É quase impossível encontrar alguém que não adore pelo menos um tipo dessas gostosuras. Ainda mais em um país como o Brasil, que está no topo de um ranking de países que mais consomem massas no mundo.

Ao contrário do que dizem, as massas trazem grandes benefícios para a saúde das pessoas (quando consumidas de forma consciente). Elas auxiliam o organismo a se manter saudável e cheio de energia por mais tempo.

Isso porque esses alimentos são ricos em carboidratos, nutrientes essenciais que dão muita energia ao nosso dia a dia. Afinal, precisamos dela para tudo na nossa vida, até mesmo para respirar. 

As massas são populares porque contam com diversas opções de receitas, como lasanhas, macarrão, espaguete, tagliatelle, fettuccine, papardelle, capellti, conchiglione, ravioli e muito mais.  

Além dos acompanhamentos e molhos diferentes, é claro. Mas a variedade não para por aí: há diversos tipos de massa no mercado, dentre eles dois se destacam, as massas frescas e secas. 

Ambas opções são gostosas, mas as frescas são mais gostosas, temperadas, absorvem mais os molhos e é feita quase que de forma artesanal. Contudo, muitos acreditam que elas são muito difíceis de serem preparadas.

O que não é verdade. A receita não é muito complexa, mas exige tempo, cuidado e paciência. Confira como fazer e algumas ideias de receitas!

Como fazer massa fresca

As massas frescas se diferenciam pela sua composição. Elas são feitas com ovos, semolina de trigo (parte mais nobre do trigo) e água.  São mais leve, macia, com um sabor único e coloração mais forte. 

Absorvem mais os molhos, tem prazo de validade mais custo e precisam ser mantidas sob refrigeração. Apenas dos cuidados, é uma opção deliciosa, realmente diferenciada que aumenta a qualidade de qualquer receita. 

Com as massas frescas, é possível fazer macarrão, lasanha e todo tipo de massa já conhecida no mercado. As recheadas ficam ainda mais gostosas, sendo essas as mais procuradas atualmente, como os canelones, panquecas, raviolis e outros.

Além de inovar, sair da mesma receita de macarrão de sempre, os recheios sustentam mais e são democráticos – há para todos os gostos e preferências. Ao contrário do que muitos pensam, as massas recheadas não são mais difíceis de produzir, a receita é basicamente a mesma, é só adicionar o preparo do seu recheio escolhido.

Para exemplificar, vamos citar a receita de massa fresca de talharim. Confira! Você precisará dos seguintes ingredientes: 

  • ½ kg de farinha de trigo
  • 05 gemas
  • água até o ponto de abrir
  • fubá para polvilhar

Modo de preparo: o primeiro passo é colocar a farinha de trigo em uma superfície lisa, fazer uma cavidade no centro e colocar as gemas nela. Depois, é preciso misturar bem esses ingredientes.

O próximo passo é acrescentar água, em temperatura ambiente, aos poucos, amassando sempre, até obter uma massa lisa. Com isso feito, é hora de abri-la com um rolo ou cilindro, polvilhar e fazer rolos compridos – caso a receita seja de lasanha ou qualquer outro tipo de massa, faça em outros formatos mais adequados para a receita.

Depois corte os rolos na largura que desejar e os desenrole colocando em tabuleiro e, por fim, polvilhar com fubá. Depois basta cozinhar a massa em em água fervente, colocar em uma travessa com o molho e servir.

E ainda existe uma alternativa mais prática!

Um pouco trabalhoso, concorda? As massas frescas são deliciosas, mas demandam mais tempo para serem feitas. A solução é simples, conte com as opções prontas para garantir praticidade e otimização de tempo para sua receita. 

As massas frescas prontas são deliciosas – dependendo da marca, é claro -, têm ótimo custo benefício e muito mais práticas. Rapidamente você terá a massa pronta para ser consumida.

Com essas opções, as pessoas podem dedicar mais tempo à preparação dos recheios, molhos e acompanhamentos. É mais fácil de inovar nas receitas, consumir sempre alimentos diferentes e preparar refeições incríveis sem perder horas na cozinha.

Com as massas frescas recheadas, como raviolis, é ainda mais simples. Basta colocá-las no microondas ou cozinhá-las em água fervente por alguns minutos, dependendo da marca que escolher, e pronto, a massa estará pronta.

Então, separe a massa, coloque o recheio – que pode ser de queijo, carne, frango, legumes, com pesto, abobrinha, espinafre e muito mais – e cozinhe da maneira como está descrito no pacote do produto.

Simples, não é mesmo? As massas prontas são ótimas para a correria do dia a dia, sem deixar o sabor e nutrientes de lado. Para festas e reuniões de família ou amigos, é uma alternativa mais prática e rápida de diversas porções.

Créditos de imagens: Food photo created by freepik – www.freepik.com

Share.

Nossa redação visa sempre entregar conteúdo de qualidade e que realmente atenda as necessidades do cotidiano brasileiro, sempre com imparcialidade e veracidade para entregar qualidade e não quantidade!

Comments are closed.

Exit mobile version