Você já ouviu falar em marketing olfativo? Para quem pesquisa por estilos de marketing há um certo tempo, com certeza o Marketing Olfativo já deve ter sido visto.
De acordo com o Notícias Geek, esse é um estilo de marketing muito peculiar, mas que ouvimos poucas pessoas falando sobre. Nesse caso, se você quer saber mais sobre o que é o marketing olfativo ou como ele funciona, continue lendo este nosso conteúdo.
Além de falarmos sobre esse estilo de marketing, mostraremos os principais tipos que existem e como você pode fazê-los.
Mas, antes de começarmos, não se esqueça de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e com os seus amigos que querem saber mais sobre este tipo de marketing.
Agora, vamos lá!
Como fazer marketing?
Antes de mais nada, é muito importante que você saiba como fazer marketing – isso é algo imprescindível.
Nesse caso, podemos considerar que, para você fazer marketing, você precisa de 3 coisas: Estilo certo, plano de ação e execução.
Indo para a parte do estilo certo, que é o nosso foco com este conteúdo, é importante que você saiba qual estilo de marketing se adequa com os seus objetivos.
Entendendo o estilo de marketing que você seguirá, você conseguirá montar um plano de ação a ser executado – realmente não tem muito segredo.
Em meio a isso, agora iremos te falar um pouco sobre os principais tipos de marketing.
Tipos de Marketing
De modo geral, vemos que o marketing é um assunto muito amplo. Assim, existem vários estilos de marketing.
A grande beleza do marketing é que não há um tipo considerado como o certo ou errado. Dessa forma, para cada mercado, nicho e objetivo há um tipo de marketing que se adequará mais.
Entendendo isso, você começará a ver que não há lógica em buscar por um tipo de marketing ‘perfeito’. O grande ponto é que você terá que entender o seu mercado ao ponto de saber qual tipo de marketing mais se adequa.
Neste conteúdo, nosso foco é falar sobre o marketing olfativo, mas existem vários outros estilos, como: Marketing Direto, Marketing de Conteúdo, Marketing de Marca e muito mais…
Em meio a isso, para quem quer saber mais sobre o marketing olfativo, agora, falaremos mais sobre ele:
Marketing Olfativo
O Marketing Olfativo, como o próprio nome já diz, é aquele tipo de marketing que usará do olfato como um recurso de marketing.
Nesse caso, você pode estar se perguntando: “mas como isso é feito?”
Pois bem, existem muitas formas das empresas usarem o marketing olfativo. Um exemplo disso são aquelas empresas de comida que colocam o aroma de suas comidas em cardápios, por exemplo.
Ou melhor, no caso das lojas que vendem perfumes que disponibilizam amostras dos seus perfumes. Isso faz com que, pelo olfato, novas pessoas possam se interessar pelos produtos / serviços que o seu negócio vende.
Com isso, usando o olfato, as empresas acabam conseguindo chamar atenção ou interessar novas pessoas. Interessando pessoas, ela pode acabar atraindo novos clientes.
Quem deve fazer o marketing olfativo?
Chegando no ponto final deste nosso conteúdo, vamos falar um pouco sobre quem deve fazer o marketing olfativo.
Sendo assim, o marketing olfativo é um tipo de marketing muito peculiar e que, na nossa visão, não pode ser aplicado em todos os negócios.
Para nós, este tipo de marketing pode ser bem aplicado por empresas físicas e que contam com produtos que mexem com o olfato do consumidor.
Então, apenas como um exemplo, podemos considerar que restaurantes e lojas de perfumes podem usar muito bem deste marketing para atrair mais clientes. Por isso, vale muito a pena usar este marketing.