Aprender a como tratar melasma é muito importante para qualquer pessoa que sofre com esse tipo de distúrbio de pigmentação.

Hoje em dia, produtos para melasma que ajudam bastante no tratamento e reduzem as manchas que incomodam, pois impactam na aparência e na uniformidade da pele.

Neste conteúdo, vamos mostrar algumas dicas extremamente importantes sobre como tratar melasma da maneira certa e com resultados reais.

Não deixe de ler o artigo até o fim para entender tudo!

O que é melasma?

Antes de mostrar as dicas de como tratar melasma, vamos compreender o que significa essa condição.

O melasma trata-se de um tipo de distúrbio de pigmentação que tem como característica principal o surgimento das manchas na pele em uma tonalidade amarronzada.

Em geral, ele surge na região das bochechas, da testa e também no buço, entretanto, há casos em que ele aparece em várias outras partes do corpo, como braços e colo.

O melasma ainda pode ser dividido em três tipos, que são:

• Melasma epidérmico: é quando ocorre o depósito excessivo de pigmento na epiderme, que é camada da pele mais superficial

• Melasma dérmico: que é quando acontece o depósito do pigmento melanina próximo aos vasos profundos e superficiais

• Melasma misto: sempre que ocorre o excesso da pigmentação na derme e na epiderme, além de outras regiões

O melasma pode originar-se a partir da exposição direta ao sol e ao excesso de calor, em especial quando as pessoas não fazem uso de proteção.

Com essa exposição aos raios UV, há um estímulo dos melanócitos, que passam a produzir mais melanina.

Muitas mulheres durante a gravidez enfrentam esse distúrbio, decorrente das alterações nos hormônios.

Vamos agora ver quais as principais dicas para tratar melasma!

3 dicas importantes de como tratar melasma

Agora sim, vamos às dicas de como tratar melasma. Separamos 3 dicas para vocês: 

Faça uso de barreiras de proteção diversas

Uma das formas de tratar o melasma é pelo uso de barreiras protetoras para a pele, como é o caso dos bonés, dos chapéus e das viseiras, acessórios muito importantes contra a incidência de raios UV, e do protetor solar.

Aliás, o protetor solar é um dos produtos mais indicados no tratamento do melasma porque não importa o que você use para acabar com as manchas, não será eficaz se não houver a proteção correta da pele contra raios UV.

Para que o protetor solar seja eficaz, ele precisa ter um FPS de no mínimo 30 e deve ser usado diariamente, não importa se o dia está nublado ou se você vai passar mais tempo em um local fechado.

No caso de ambientes ensolarados, a dica é que você reponha o protetor solar em períodos de duas em duas horas para garantir que a sua pele não vai sofrer com a ação solar.

Use creme clareador para melasma

Os produtos para melasma são fundamentais dentro do tratamento desse distúrbio de pigmentação e por isso mesmo devem fazer parte da sua rotina.

Existem vários produtos entre os quais você pode escolher sendo que o creme clareador está entre os principais.

Esse produto, como o próprio nome indica, ajuda a clarear as manchas de maneira eficaz, já que o tratamento é realizado no longo prazo e o resultado é duradouro, sendo possível usá-lo em qualquer local.

Algumas opções de cremes clareadores são:

• Retinóides: eles são usados como gel ou como creme, sendo extremamente úteis na redução do escurecimento da pele

• Corticóide tópico: ele é usado como pomada e por um período de tempo mais curto, como uma forma de reduzir a inflamação da pele, e isso impacta na diminuição das manchas

• Hidroquinona: ela tem um tipo de princípio ativo que é clareador, sendo que seu uso é recomendado entre uma a duas vezes ao dia, porém durante um período de tempo limitado, por conta dos efeitos irritantes que pode ocasionar na pele, caso da descamação

• Ácido azeláico: ele também conta com um efeito no controle dos níveis de melanina e do escurecimento da sua pele

Existem ainda alguns outros ácidos que são importantes em como tratar melasma, caso do ácido glicólico, do ácido kójico e do ácido salicílico, que são eficientes com outros produtos para clarear a pele.

Faça tratamentos estéticos para o melasma

Uma outra opção de como tratar melasma é por meio de tratamento estéticos, que devem ser indicados por um dermatologista.

Eles são eficientes porque ajudam a remover a camada mais superficial da pele e trazem resultados que são mais rápidos.

Algumas opções de tratamentos estéticos para melasma são:

• Peeling químico: esse tratamento estético é realizado com os ácidos, que têm concentrações maiores que aqueles usados nos cremes, e ajudam na remoção de uma camada mais superficial da pele. O peeling pode ser tanto mais leve para o caso do melasma superficial quanto mais intenso, no caso de um melasma profundo

• Microagulhamento: essa trata-se de uma técnica que faz a perfuração na pele com uso de microagulhas, de modo a estimular uma maior produção de colágeno e promover a maior circulação de sangue na região, diminuindo algumas das manchas

• Microdermoabrasão: esse tipo de tratamento estético, chamado também de peeling de cristal, consiste em uma técnica na qual é feita a esfoliação profissional para remover as camadas mais superficiais da pele, trazendo um aspecto mais renovado

• Luz intensa pulsada: em termos de tratamento contra melasma, esse não costuma ser a indicação primária, porém, ele é usado nos casos em que não há melhorias da pele com os outros tratamentos. É importante que seja feito corretamente para não gerar uma piora nas manchas

Conclusão

Como você viu, o melasma é um distúrbio de saúde que gera manchas na pele e que é muito incômodo, atingindo muitas pessoas, sendo que as mulheres na gravidez acabam desenvolvendo mais esse problema.

Neste texto, falamos a respeito das melhores formas de como tratar melasma a partir de algumas dicas muito importantes e que vão tornar a sua vida bem melhor, com ótimos resultados no curto e no longo prazo.

O que achou do nosso conteúdo sobre 3 dicas importantes de como tratar melasma?

Share.

Nossa redação visa sempre entregar conteúdo de qualidade e que realmente atenda as necessidades do cotidiano brasileiro, sempre com imparcialidade e veracidade para entregar qualidade e não quantidade!

Comments are closed.

Exit mobile version