Você já se perguntou por que os influencers ganharam força com o crescimento do Instagram? Afinal, tantas outras redes sociais já existiam e pouco se falava sobre o marketing de influência.  

O fato é que há alguns anos o Instagram se tornou um ambiente fértil para o trabalho dos influenciadores e uma ótima oportunidade para parcerias com empresas que buscam estratégias para intensificar seus resultados de vendas, de alcance de público e, consequentemente, fortalecimento da marca. 

Foi a união perfeita. Na realidade, continua sendo a chave para o sucesso de muitos negócios que impulsionam suas vendas por meio do trabalho dos influencers. Mas por que o Instagram?

Existem diversos motivos para que este mercado tenha crescido brutalmente após a popularidade do Instagram – como por exemplo, as ferramentas que a plataforma disponibiliza. Elas ajudaram a alavancar o marketing de influência

Sendo assim, o Instagram acabou se tornando uma das ferramentas mais poderosas para alcançar diferentes objetivos desde que a relação entre influenciadores e o público começou a movimentar mercados (do pequeno negócio até os grandes varejos). E quando dizemos influencers, não mencionamos apenas aqueles com milhões de seguidores. 

Perfis com menos de 10 mil seguidores, conhecidos como microinfluencers, também podem ser um divisor de águas para alavancar vendas de um negócio. 

Embora estejamos acostumados a ver muitos influencers se profissionalizando cada vez mais e ajudando a construir um setor próspero e que vem ajudando diversas marcas a se posicionar e ganhar espaço, ainda sobram algumas dúvidas sobre o marketing de influência. Entenda a seguir, como este mercado funciona e os motivos que tornam o Instagram a plataforma ideal para este serviço. 


Como o marketing de influência funciona?

Marketing de Influência é uma estratégia feita nas mais diversas plataformas digitais – como Instagram, Facebook, YouTube, TikTok, Twitch e LinkedIn entre outras – que consiste em praticar ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais clientes de uma marca. Ou seja, esta abordagem do marketing envolve estratégias de comunicação que tem como principal característica e função criar elos entre marcas e o público usando como intermediador os influenciadores digitais.

As empresas procuram esses profissionais que constroem conteúdo de empoderamento e que estejam em sintonia com o ecossistema da marca e assim, por meio de campanhas, estabelecem ativações que vão desde parcerias até o patrocínio e desenvolvimento de conteúdos mais aprofundados e de longa duração.

Vamos dar um exemplo:

A Salon Line, uma das maiores do país em produtos para os cabelos, contratam influencers do setor de beleza e dão dicas sobre como cuidar dos fios e conseguir resultados reais e melhores. Assim, a marca consegue atingir exatamente o público que está em busca de produtos para determinado tipo de cabelo. 

Se o foco da estratégia é nas vendas de produtos para cacheadas, a empresa busca influencers com cachos que dão dicas sobre como cuidar do cabelo usando seus produtos. Ou seja, essa estratégia é muito eficiente porque fala diretamente com os clientes em potencial. 


Como são feitas as parcerias e campanhas?

As parcerias com influenciadores podem ser feitas de diversas formas, como um simples envio de produtos para ele experimentar e dar sua opinião, até permutas. A estratégia do “seeding”, que é o envio dos produtos, é uma das mais usadas por marcas, mas o setor vem se profissionalizando tanto que as marcas têm apostado cada vez mais em campanhas patrocinadas. 

No caso do “seeding”, a marca apenas envia seus produtos aos influenciadores para que falem sobre os mesmos em suas redes sociais, porém isso não significa que eles irão postar ou desenvolver um conteúdo favorável à marca. Neste sentido, vale a pena contratar uma agência de marketing de influência para que possa elaborar uma estratégia funcional, mesmo sendo “seeding”, como elaborar um gift mais criativo e mapear influenciadores que verdadeiramente podem vir a usar o produto ou serviço e falar dele com propriedade.

Mas as possibilidades para trabalhar com influenciadores ganham cada vez mais formatos. Muitas marcas têm se beneficiado ao patrocinar os influenciadores, de diversas formas, para que produzam conteúdo aprofundado sobre seus produtos. O segredo aqui é escolher os melhores perfis, pois a mensagem tem sempre que ser verdadeira e honesta.  


Vale a pena apostar em campanhas no Instagram?

Sim e não! Depende muito dos seus objetivos e do setor em que a marca atua. É certo que a maioria das marcas estão criando grande relacionamento com seus públicos por meio do Instagram e com isso, conseguem alavancar vendas muito mais rápido. Porém, nem todos os públicos estão no Instagram.

Se a empresa vende gamer, as melhores plataformas podem ser o Twitch e Youtube. Assim como uma empresa de aparelhos de medição, pode ter uma mensagem mais bem trabalhada no Linkedin. 

Empresas do varejo de forma geral, como alimentos, bebidas, vestuário, papelaria, etc., com certeza vão encontrar um campo fértil no Instagram. Mas vale a pena apostar em novas plataformas como o Tik Tok até o Clubehouse. Uma boa agência de marketing de influência pode facilmente criar esta estratégia e ajudar a ativar a melhor campanha com os melhores perfis nas plataformas certas.

A maioria conta com o suporte de software sofisticados de geolocalização e outras métricas importantes. Mas a grande verdade é que nada supera a expertise de um bom profissional que já atua no setor há anos e que terá percepções importantes para não desperdiçar tempo e dinheiro. 

Mesmo assim, vale ressaltar, que existe muita dispersão nas plataformas, que não entregam suas APIs de graça. É preciso testar e não desanimar até identificar os melhores formatos, perfis e plataformas. 

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