Está pensando em abrir uma loja online, mas ainda não sabe se é a hora certa de investir no e-commerce? Primeiramente, saiba que o medo é normal, afinal estamos falando de um negócio online que pode ou não dar certo.
No entanto, é importante dizer que cada dia as vendas pela internet crescem mais e ainda que existem muitas lojas tem espaço para todo mundo. Dessa forma, com as técnicas certas seu e-commerce tem tudo para ser um sucesso, e trazer grandes resultados.
Por fim, para você entender melhor, nós vamos te apresentar 4 motivos que vão te convencer a investir no e-commerce hoje mesmo.
Menor investimento
Ao contrário do comércio tradicional, para investir no e-commerce não é preciso tanto capital. Até porque, para começar você não precisa de uma loja física e nem de funcionários. Para você ter uma ideia, normalmente esses gastos representam até 50% dos ganhos de uma loja.
Começar um negócio sem ter essa preocupação já é uma grande vantagem. Mas, também a questão de poder investir no e-commerce mesmo com pouco capital. Sim, você basicamente só vai precisar dos produtos e o seu site, onde fica mais fácil começar sua loja online.
Se você optar por um site próprio vai precisar investir em um bom desenvolvedor que crie um site de qualidade. Evite os sites prontos e grátis, isso diminui sua credibilidade. Além disso, os gastos com o programador serão menores que um mês de aluguel de uma loja física, vale a pena o investimento.
Maior abrangência
Uma loja física consegue atender apenas clientes de uma região, no máximo de uma cidade inteira. Porém, um e-commerce tem abrangência nacional, ou até mesmo mundial.
A visibilidade da sua loja se torna muito maior e a clientela também. Com o uso correto do marketing digital você consegue fazer seu e-commerce, e se destacar nas pesquisas do Google.
O uso de propagandas também ajuda muito a aumentar a visibilidade da marca. Tudo isso significa mais clientes, mais vendas e um maior retorno financeiro.
Acredite, as vezes o retorno pode ser mais rápido ou até maior do que uma loja física, principalmente agora, na pandemia. É claro que tornando suas vendas nacionais você terá outras preocupações, como com a transportadora, logística e dentre outros.
Porém, escolhendo a opção correta dificilmente você terá problema com as entregas.
Maior conhecimento do seu público
Com a internet, seu site e as redes sociais fica bem mais simples entender o que seu público deseja. Ao postar seus produtos a interação dos seguidores já é uma resposta sobre qual caminho você deve seguir.
Investir no e-commerce é muito mais do que apenas expor produtos, o mundo online te permite vender produtos que seu público quer comprar. Pode parecer óbvio que toda loja vende o que seus clientes procuram.
Mas, a verdade é que com as interações fica mais fácil entender a fundo o desejo da clientela, conhecer os gostos e o que mais agrada.
Até mesmo relacionado ao processo de venda, como um cadastro longo que gera desistência da compra, ou frete caro e inclusive as formas de pagamento e parcelamento. Tudo isso pode ser aprimorado de acordo com a experiência do cliente e sua resposta ao final da compra.
Se quiser uma resposta ainda mais clara, você pode pedir que os clientes exponham possíveis melhorias para a loja.
Clientes mais próximos da empresa
A internet veio para aproximar quem está longe e isso acontece também com empresas e clientes. Mesmo que a distância física não seja tão grande, o contato online torna a empresa mais humana. Sentir que esse é um e-commerce acessível, que interage com seus clientes é um grande atrativo para os seguidores. E por outro lado é positivo para você também, pois fideliza o cliente.
Além disso, permite conhecer melhor o perfil de cada cliente e assim saber escolher os produtos certos que serão enviados como opção de compra. As vendas nas lojas online aumentam quando elas são ativas nas redes sociais.
Ter esse cliente próximo e sempre retornando é um ótimo motivo para investir no e-commerce. É muito mais vantajoso ter um cliente fiel ao seu comércio online do que realizar uma grande compra, mas para um cliente que não retorna.
Considerações finais
Viu como existem muitos motivos bons e promissores, que faz essencial investir no e-commerce nos dias de hoje?
Então, o que você está esperando?
Nos vemos em breve.